Lipoaspiração

O que é lipoaspiração ?

A Lipoaspiração é uma cirurgia que remove o excesso de gordura localizada através da sucção. O procedimento é realizado com uma cânula que rompe as células de gordura e as aspira, utilizando pressão negativa. A lipoaspiração pode ser feita em várias regiões do corpo, como os flancos, coxas, braços, abdómen e até mesmo a face.

A lipoaspiração não é um método de emagrecimento, pois não combate a obesidade. A quantidade de gordura retirada varia de acordo com cada paciente e pode chegar a 7% do peso corporal. 

Geralmente a lipoaspiração é realizada em regiões como os flancos (na lateral da cintura), interno das coxas, braços, abdômen e até mesmo na região da face, embaixo do queixo, para tirar a gordura localizada nesse local.
Técnicas Cirúrgica 

A técnica é basicamente a mesma desde 1972, e tendo uma evolução ao longo dos anos com o aparecimento de algumas complicações.

Nesta evolução, a primeira e mais importante foi a Hidrolipoaspiração onde é injetado soro fisiológico com adrenalina para diminuir o sangramento, dando mais segurança e menos perda sangüínea ao final da cirurgia, e esta é a base para todas as outras técnicas de Lipo aspiração.

  • Lipoaspiração tradicional

Uma técnica popular que usa uma cânula simples para remover a gordura 

  • Lipoescultura

Também conhecida como lipoenxertia, este tipo de lipoaspiração consiste em aspirar gordura de uma área e depois enxertá-la noutra, como os glúteos ou as mamas. O objetivo é melhorar o contorno corporal e tornar a silhueta mais harmoniosa 

  • Lipoaspiração ultrassônica

Similar à lipoaspiração a laser, mas a cânula usa ondas de ultrassom na ponta para dissolver a gordura e facilitar a sua remoção. Este tipo de lipoaspiração pode causar menos sangramento, trauma e dor na recuperação, e pode fazer com que a pele se retraia mais 

  • Minilipo

Também conhecida como lipo light, este tipo de lipoaspiração é semelhante à lipoaspiração convencional, mas é considerado uma opção menos invasiva 

Outros tipos de lipoaspiração incluem: Lipoaspiração a laser (LAL), Lipoaspiração VASER® (Vaser lipo), Energia de radiofrequência (RFAL – Lipoaspiração assistida por radiofrequência), Lipoaspiração assistida por energia (PAL), Lipo HD (High Definition). 

[/vc_row_inner]

Considerações 

Após a cirurgia, é recomendado tomar medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para aliviar a dor e o desconforto. Também é necessário trocar os curativos conforme orientação médica, geralmente no dia seguinte à cirurgia. Dependendo do volume de drenagem, os drenos podem ser removidos entre 24 e 72 horas após o procedimento. Os pontos são geralmente retirados entre 7 e 14 dias após a cirurgia, dependendo da cicatrização. 

Geralmente a lipoaspiração é realizada em regiões como os flancos (na lateral da cintura), interno das coxas, braços, abdômen e até mesmo na região da face, embaixo do queixo, para tirar a gordura localizada nesse local.

Malha de compressão ou bandagens elásticas são colocadas nas áreas tratadas na finalização do procedimento, pois ajudam a controlar o inchaço e a comprimir a pele.
Ademais, um pequeno dreno pode ser colocado nas incisões existentes por debaixo da pele para remover qualquer excesso de sangue ou de fluido.

Procedimentos adicionais, às vezes, podem ser necessários para reduzir o excesso de pele. Considerações especiais são necessárias quando grandes quantidades − geralmente mais de 5 litros de gordura − são aspiradas.

Se você sentir falta de ar, dores no peito ou batimentos cardíacos anormais, procure atendimento médico imediatamente. Se algumas destas complicações ocorrerem, você pode precisar de internação e de tratamento adicional.

A prática da medicina e da cirurgia não é uma ciência exata. Apesar de serem esperados bons resultados, não há garantia. Em algumas situações, pode não ser possível atingir ótimos resultados com um único procedimento cirúrgico, sendo necessária uma nova cirurgia.

A lipoaspiração não é um tratamento para a obesidade e não substitui a prática de exercício físico e bons hábitos alimentares. Indivíduos com áreas de gordura no corpo e que se exercitam regularmente são os melhores candidatos a este procedimento.

 

O inchaço causado pela cirurgia desapareça após alguns meses. Quando o inchaço desaparecer, o novo contorno corporal será visível. Seguir algumas recomendações fará com que você mantenha os resultados obtidos inicialmente com a lipoaspiração, ou seja, é preciso manter peso adequado e adotar um estilo de vida saudável. O ganho de peso pode reverter os resultados.

O uso de modeladores e a Drenagem Linfática é tão importante quanto o ato cirúrgico, sendo necessário o acompanhamento da evolução do edema e cicatrização interna (fibrose) pelo cirurgião .

Conforme o estabelecido no anexo I, item 6, inciso XIV da resolução nº 1.974/11 do Conselho Federal de Medicina é proibido “divulgar preços de procedimentos, modalidades aceitas de pagamento/parcelamento ou eventuais concessões de descontos como forma de estabelecer diferencial na qualidade dos serviços”.

Para preços e Formas de Pagamento entre em contato pelo Whatsapp logo abaixo.